FIFA 09

06/07/2010 15:22


Tenho de dar o braço a torcer: Fifa, finalmente, chega a uma versão capaz de destronar de vez Winning Eleven. Evito comparações, mas neste caso é difícil escapar, até porque a pergunta que mais se escuta na redação quando Fifa está rodando é: "E aí, tá melhor que Winning?".

Enquanto a EA desenvolveu uma engine novinha para a geração atual de consoles, a Konami preferiu usar a mesma ferramenta das máquinas passadas. Resultado: enquanto um se moldou às possibilidades que os consoles recentes permitem, o outro ficou estacionado na mesmice, sem ter para onde avançar. A versão 08 de Fifa já havia evoluído a passos largos e deixou claro que o concorrente tinha com o que se preocupar. A aposta da EA em inovar mostra os frutos com Fifa 09, que pode ser considerado, sem nenhum receio, como o melhor episódio da série já feito. Descontando as melhorias óbvias, incluindo aí o visual, a única ressalva está no tempo de resposta nos dribles. Melhor que a versão passada, mas ainda assim longe do ideal. Por outro lado, a sensibilidade dos controles está bem refinada. A movimentação dos atletas é um primor, assim como as animações – repare com atenção nas disputas de bola aérea pra entender o grau de atenção dado a esse aspecto.

Já não é novidade, mas vale lembrar que a bola possui física própria. Ou seja, nada de grudar nos pés. Os passes precisam ser feitos corretamente, de preferência com a força adequada (sim, há um medidor de força nos passes), caso contrário a bola sai quicando sem dono e sem destino.

A tudo isso soma-se a inédita física dos atletas, que simula a reação dos caras de acordo com o peso e o tamanho de cada um. Parece uma firula desnecessária, mas o resultado prático é exigir de você uma mudança tática de acordo com o adversário. Um marcador alto leva vantagem em quase todas as disputas de cabeça. Pode até ser que na velocidade você vença, mas uma trombada o leva ao chão. Isso não existia antes e muda totalmente a maneira de montar o time.

Aí chego em outra novidade deste Fifa: a disposição do time em campo. Para quem curte fuçar em opções táticas, eis aqui o paraíso na Terra. O jogo extrapola o tradicional e traz o inédito Custom Tactics. O sistema permite alterar a velocidade de movimentação do time, escolher entre passes curtos ou longos, se os jogadores atacam com mais vigor ou de forma cautelosa, se o time troca a bola no chão ou vai na base dos cruzamentos, a tendência a chutar de fora da área, se os atletas podem trocar de posição ou manter a formação tática, a pressão exercida na defesa, se a marcação é por zona, por pressão ou com alguém na sobra... Enfim, há uma variedade tremenda e que funciona em conjunto à sua tática. Quer dizer, você pode mexer desde a formação e o posicionamento individual, para depois finalizar os detalhes do conjunto no Custom Tatics.

O bacana é notar que cada mínima alteração reflete instantaneamente no time. Dá pra passar horas e horas testando, descobrindo as sutilezas e armando diferentes esquemas para cada adversário.

Bola rolando
Independentemente de beleza e opções de tática, o que vale mesmo é a bola rolando. A velocidade dos atletas está ligeiramente maior do que a versão passada, sem que isso signifique correria. É fácil notar a diferença entre os jogadores de acordo com o distinto porte físico dos caras.

As disputas de ombro também melhoraram. Agora é possível notar os atletas tentando segurar o adversário enquanto brigam pela bola. Assim como eles chamam pelo passe e indicam com a mão a posição que querem a bola, além dos defensores, que erguem o braço reclamando impedimento. Um detalhe, mas que faz uma diferença danada.

De tudo isso, o fator mais importante é que a diversão proporcionada é altíssima. Não há mais aquele ranço de estar jogando Fifa, com atletas mecanizados e jogadas óbvias. Se ainda acha isso pouco, saiba que a modalidade online suporte até 20 pessoas ao mesmo tempo. É um absurdo megalomaníaco, genial, feito para superar qualquer expectativa. O funcionamento é como no Be a Pro, sendo que apenas os goleiros são comandados pela Inteligência Artificial. Traduzindo, o trabalho de equipe é mais importante do que a afobação individual.

Pense em Fifa 09 como outro jogo, completamente renovado, mais tático e exigente. Então, respondendo a pergunta feita na redação, sim, está melhor que WE.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados Para Otaku Explosion