Flock

06/07/2010 15:17

É comum encontrar o nome da Capcom associado aos mais aclamados tipos de games: um Resident Evil aqui, outro Street Fighter acolá... raramente algo tão inusitado como Flock. Talvez por isso o projeto da Proper Games cause estranheza desde o começo: antes de qualquer motivo, porque demora para se parecer com um jogo. Por aqui, imagine só, você controla uma nave especial que deve sobrevoar uma espécie de fazendinha com o objetivo de abduzir os mais variados tipos de animais – sobretudo ovelhas. Mas por quê isso? Para fazer casacos de lã? Ninguém sabe.

Por apostar na simplicidade – estima-se que o jogo seja lançado pela rede Xbox Live –, Flock esbanja uma simpatia que logo nos faz esquecer o quão exdrúxulos vêm a ser os objetivos da modalidade de single-player. Você controla uma nave sob um ponto de vista isométrico e deve guiar os animais até determinados pontos dos cenários, onde então eles podem ser capturados e levados para o espaço. Embora soe tranquilo na teoria, na prática a história acaba se mostrando um pouco diferente. Além de lidar com o comportamento dos bichos – guiar uma ovelha não é o mesmo que guiar um frango, por exemplo –, o jogador deve ficar atento a obstáculos como cercas, lagos, penhascos e terrenos pouco convidativos.

É provável que você se pergunte onde está a graça nisso tudo – e você tem todo o direito de questionar isso –, mas basta conferir um dos muitos vídeos espalhados pela rede para sacar aonde a produtora quer chegar. Embora pareça um joguinho descompromissado, Flock conta com visuais charmosos e com uma mecânica de jogo bastante complexa. Isso porque o jogo reserva peculiaridades divertidíssimas, com o destaque cabendo à relação existente entre cada tipo de animal. Porcos, por exemplo, sentem-se atraídos pelas fezes das vacas – ovelhas, por sua vez, devem ser atiradas em um lago para que, uma vez molhadas, passem pelas cercas que muitas vezes limitam sua movimentação. A lista é extensa e as surpresas incluem ainda o uso de catapultas e a presença de espécies animais relacionadas a cada período do dia – corvos, a princípio, só aparecerão quando (e se) você se aventurar à noite.

O grande lance disso tudo é a possibilidade não ficar limitado à jogatina offline e se aproveitar do editor de mapas e das modalidades online que fazem parte do pacote. Não sabemos exatamente como tudo funcionará, mas o papo por aí é de que você poderá até mesmo levar suas criações – seus próprios estágios – para a grande rede. As fases que você vê em todas essas imagens, por exemplo, seguiram todas este mesmo caminho.

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