Venetica

06/07/2010 15:11

Com ar de nobre, visual caprichado e uma heroína delicada, Venetica poderia muito bem se passar por um RPG do estilo de Fable ou Dark Cloud – daqueles de história leve, trilha sonora água-com-açúcar e por aí vai. Pergunte se é isso que a Deck 13 quer. Aclamada mundialmente por conta do seu trabalho com adventures do estilo point ‘n click, a produtora aposta todas as suas fichas em um projeto que não poderia ser mais fantasioso. Situado em Veneza, na Itália, o game narra a trajetória de Scarlett, o tipo de menina que você jamais gostaria de namorar. Não que ela seja feia ou tenha mau-hálito – ela só vem a ser filha da Morte.

Extremamente lúdica, a trama de Venetica faz questão de explicar esse inusitado.. er, detalhe: na verdade, Scarlett vive em um universo no qual a morte é representada não por um esqueleto usando capa preta e foice, mas sim por uma pessoa normal cujo ofício é designado de tempo em tempo por um conselho secreto. Como pinta uma vaga para o trampo e o candidato que seria escolhido acaba sendo expulso da organização, cabe à nossa heroína a tarefa de assumir o posto que outrora pertencera a seu pai. E sabe como é: com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.

Antes que você nos pergunte, Scarlet não deve sair por aí assassinando pessoas aleatoriamente e tocando o terror na cidade. Na verdade, seu grande objetivo consiste em dar um fim à pseudo-vida de Victor, o tal vilão que assumiria o cargo de Morte mas que acabou levando um pé na bunda e voltando ao mundo dos vivos. Com isso em mente, o jogador pode se valer tanto de lugares-comuns de um RPG de ação, e aí entra em cena o uso de espadas e outras armas medievais, como também investir pesado no uso de poderes especiais cabíveis apenas à alguém na posição da moça.

O grande lance é que Venetica parece simples, mas não é. Desde o visual de primeira, passando pelos cenários destrutíveis e chegando até o sistema de alternancia entre dia e noite, tudo está no jogo por algum motivo. A cereja no bolo acaba sendo o sistema de diálogos, que permite ao jogador levar as conversas in-game para os mais variados lados. Dizem que parece com Fable, mas quem ousaria reclamar disso?

Por Matheus Bourg

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados Para Otaku Explosion